A Profª Drª Sissy Fontes concedeu entrevista no dia 28/03/17, no jornal O Estado de S. Paulo, um dos veículos mais respeitáveis do Brasil, em virtude da ampliação da lista de terapias integrativas no SUS, conforme Portaria nº 849/2017, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U).

O Ambulatório de Cuidados Integrativos da Unifesp vem aplicando algumas dessas práticas desde 2012.

Esse serviço pioneiro segue um modelo transdisciplinar de trabalho, onde uma equipe de especialistas e professores em Cuidados Integrativos aplicam algumas dessas práticas aos seus beneficiários (pacientes e cuidadores), propiciando uma visão ampliada de saúde e autonomia aos seus participantes.

O programa integra de maneira transdisciplinar a medicina de ponta, de alta tecnologia, com as chamadas medicinas milenares, que entendem o homem em sua composição multidimensional, ou seja, como indivíduo que tem uma condição física, mas também psicológica, social e espiritual. Esses pacientes não deixam de receber as abordagens convencionais, como medicamentos, fisioterapia e fonoaudiologia, mas a realização das práticas integrativas auxilia em vários aspectos e melhora a qualidade de vida.

Leia na íntegra:

Entrevista: http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,ministerio-da-saude-inclui-ioga-biodanca-meditacao-e-outras-11-terapias-no-sus,70001717021
Portaria: http://www.lex.com.br/legis_27357131_PORTARIA_N_849_DE_27_DE_MARCO_DE_2017.aspx